VEJA NOSSO CANAL DO YOUTUBE MUITA DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO PARA VOCÊ E TODA FAMÍLIA!

domingo, 16 de agosto de 2020

A Defesa Civil de Macaúbas - BA






 

A Defesa Civil de Macaúbas esclarece a toda população, que devido aos transtornos causados pelo fumaça derivada do incêndio ocorrido no deposito de resíduos sólidos (Lixão), ontem dia 13 de agosto, que, o Coordenador Gileno Leão Pinto Neto, e sua Equipe, e o senhor Jackson Sousa secretário de Administração, após detectar o problema, imediatamente dirigiam-se ao local, disponibilizando caminhões pipas para que as chamas fossem apagadas. Observando o local, chegaram à conclusão que o fogo foi criminoso, e pede a população paciência e compreensão, pois apesar de todas as restrições no local, algumas pessoas abriram pequenos pontos na cerca e adentraram a área sem autorização.

Deixamos aqui registrado que, a fumaça não distingue cor, raça, religião e nem condições financeiras, todos nós fomos atingidos, cidadãos, funcionários, em fim, todos nós passamos pelo mesmo transtorno, por isso, pedimos mais uma vez, paciência, colaboração e compreensão de todos.

Diante disso, estamos tomando todas as providências para que esse tipo de incidente não mais ocorra. Vale salientar, que foi autorizado pela administração, o reparo das cercas, bem com, o fechamento imediato do portão de acesso, e em breve a construção da guarita, que será vigiado por dois seguranças, dia e noite. Estamos ainda hoje, dia 14 de agosto, com dois caminhões pipas no local, cedidos pela Defesa Civil, da OAP – Operação Água Potável, abastecidos com água não potável, para fazer o rescaldo, evitando novos focos e consequentemente a dissipação de fumaça. Mas, mesmo assim, deixamos claro a toda população, que a OCP, continua normalmente com a frota de pipas reduzida.

Lembrando que, todas as medidas serão tomadas pelo Órgão Competente, para que se descubram os possíveis culpados, onde serão punidos de acordo com as Leis em vigentes.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

DEFESA CIVIL DE MACAÚBAS – BAHIA.


ALERTA! FOGUEIRAS EQUEIMA DE FOGOS
1º de junho de 2020, para todos os nordestinos é o marco, o inicio de grandes festejos, comemorações entre familiares e tradições religiosas.
Mas, infelizmente, esse ano é um ano atípico, estamos enfrentando uma devastadora pandemia que comprometem os pulmões dos seres humanos levando algumas pessoas à morte; pessoas asmáticas estão sujeitas a necessitar de urgência hospitalar e estamos com as emergências de quase todo pais lotadas. Nesta época, a incidência doenças alérgicas e respiratórias aumentam por conta do tempo frio e a fumaça das fogueiras e fogos. Outro fator é que quem está se recuperando de COVID-19, não pode inalar fumaça, pois tende agravar a doença. E é sabido por todos, que de acordo com o Boletim Informativo do COVID-19, do município de Macaúbas, estamos enfrentando o primeiro caso da doença, por tanto, vamos ser solidários, nos precavendo, evitar ao máximo aglomerações.
Diante disto, a DEFESA CIVIL DE MACAÚBAS, faz um apelo não só a população macaubense, mas também, aos outros municípios circunvizinhos, que EVITEM acender fogueiras e soltar fogos, lembrando que, trata-se de um apelo de uma orientação, não uma EXIGÊNCIA e, como foi dito acima, a fumaça só tende a agravar a situação na qual nos encontramos.
Por favor, faça isso por você, por mim, pelos seus, pelos meus, pelos vizinhos e amigos que são alérgicos e pelas pessoas que se recuperam da COVID-19.

#Os portadores de COVID-19 agradecem;
#Os autistas agradecem;
#Os asmáticos Agradecem;
#As crianças agradecem;
#Todos os enfermos agradecem;
#Os idosos agradecem;
# Os animais e a natureza agradecem.

            Seguir estas orientações é um ato de AMOR AO PRÓXIMO.




quarta-feira, 13 de maio de 2020

A COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE MACAÚBAS


A COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE MACAÚBAS, com o intuito de prevenção contra a proliferação de animais e insetos vetores e peçonhentos, vem mapeando alguns terrenos na zona urbana, onde a vegetação e o acúmulo de resíduos sólidos estão causando transtornos à vizinhança, com o aparecimento de: (pernilongos, baratas, barbeiros, escorpiões, cobras entre outros).
Vale lembrar, que após o mapeamento, esta Coordenadoria elaborará relatórios técnicos onde serão tomadas as providências cabíveis, inclusive, encaminhar os relatórios aos outros órgãos municipais responsáveis, onde em um consenso, tomaremos as medidas legais.
Diante disso, pedimos aos donos de lotes, que façam a limpeza dessas áreas particulares, o mais rápido possível, preferencialmente dentro do prazo de quinze (15) dias, a contar desta presente data: 13/05/2.020, evitando assim, o aumento de animais e insetos, e, consequentemente, transtornos futuros.


Contamos com a compreensão e colaboração de todos.

ANIMAIS VETORES: são os que carregam um agente (pernilongos, pulgas, mosquitos, ratosbactérias, protozoários, vírus etc.), que transmitem algumas doenças. Doenças transmitidas por vetores são aquelas que precisam de um intermediário para passar de um animal para outro, ou seja, essas doenças não são transmitidas pelo contato direto como as gripes e maioria das viroses.
ANIMAIS PEÇONHENTOS: são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores. Essa condição é dada naturalmente por meio de dentes modificados, aguilhão, ferrão, quelíceras, cerdas urticantes, nematocistos entre outros.
Fonte:







PRESO SUSPEITO DE VIOLENTAR SEXUALMENTE UMA GAROTA DE 16 ANOS EM MACAÚBAS - BA


Um crime bárbaro chocou a pacata cidade de Macaúbas na Bacia  do Paramirim interior baiano a quase 700 km da capital Salvador .
Uma jovem de apenas 16 anos foi violentada sexualmente nas imediações da Rua Boquira no bairro alto da rodoviária, no dia 08/05 sábado.
A vítima foi encontrada por uma amiga desacordada e machucada.
A menor foi encaminhada para Vitória da Conquista, para averiguações médicas e tratamento. Consta informações que o conselho tutelar acompanha o caso juntamente com a 4 Companhia independente de polícia militar (4CIPM) .
No dia 13/05 nessa quarta-feira a polícia militar divulga a prisão do suspeito, uma guarnição da 4a CIPM efetuou a prisão do suspeito, onde foi encaminhado para a autoridade policial competente onde segue a investigação e serão tomadas as medidas cabíveis.
Reforçamos o pedido da 4a Companhia independente de polícia militar da Bahia (4a CIPM), não compartilhem informações desencontradas, evite espalhar fake news, acompanhe os canais de comunicação da polícia militar e tenha a tv alpondras como parceira da verdade.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

ACATAM – ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MACAÚBAS – RESÍDUOS SÓLIDOS


É com grande alegria e entusiasmo que a Acatam – Associação de Catadores
de Macaúbas – Resíduos Sólidos, vem trazer ao conhecimento de toda
população macaubense, que entre o mês de dezembro de 2019 e janeiro de
2020, foram recolhidos e vendidos cerca de oito mil novecentos e noventa e
uma quilos (8.991 toneladas) de materiais recicláveis do nosso município. Com
os bons resultados de vendas, a Associação, busca maneiras de ampliar os
trabalhos de recolhimento, utilizando além do Trator Caçamba, agora também,
utiliza uma moto equipada com carrocinha, agilizando e facilitando a circulação
pela cidade, e melhorando a logística da catação.
Mas uma vez agradecemos a ajuda de todos, e pedimos que continuem
colaborando para que esta Associação e toda cidade sejam beneficiados com
este belo trabalho.



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

A Prefeitura Municipal de Ibipitanga, - Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ibipitanga


A Prefeitura Municipal de Ibipitanga, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ibipitanga e Associação de Catadores do Município de Ibipitanga, informa que, foram recolhidos, triados, prensados e vendidos, cerca de 73.937(setenta e três ponto novecentos e trinta e sete) toneladas, somente no ano de 2019, de materiais recicláveis, entre papelões, garrafas pets e outros,  contribuindo assim, no aumento da renda dos catadores, na redução do descarte em áreas inadequadas, diminuindo o volume no deposito de resíduos sólidos(Lixão), mantendo as ruas limpas e, consequentemente reduzindo a proliferação de animais vetores, causadores de doenças infecciosas, por fim, toda população e beneficiada por esta iniciativa.
Os associados agradecem o empenho e a contribuição da população, pedem que continuem contribuindo através da separação dos Resíduos Sólidos, pois sem essa ajuda, não seriamos capazes de realizar este feito.





terça-feira, 21 de janeiro de 2020

AÇÃO INTEGRADA – MACAÚBAS/IBIPITANGA- BAHIA



Em uma Ação Integrada, no dia 20 de janeiro, deste ano de 2020, os Técnicos das Secretarias do Meio Ambiente de Macaúbas e Ibipitanga, acompanhados pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil de Macaúbas, o senhor Gileno Leão Pinto Neto e o Secretário do Meio Ambiente e também Coordenador de Defesa Civil de Ibipitanga, o senhor Cristiano Santana Béu, inspecionaram o rio e as margens entre a barragem da Jurema e a barragem denominada Roça Velha, onde foram notados vários peixes mortos e, também parte da vegetação aquática.
Diante disso, os técnicos podem notar “in loco” um odor característico de agrotóxico, e também uma turbulência avermelhada na água, típico de resíduos dissolvidos do pendor do rio, durante das chuvas ocorridas anteriormente. Foram ouvidos também, depoimentos de ribeirinhos, que relataram fatos importantes, relacionados a despejos de esgotos e resíduos de mineração, e que, serão levados em consideração. Mas, no entanto, no entorno, ou seja, nas margens tanto direita quanto esquerda, não foi notado nenhuma vegetação morta, que comprovaria o uso dos produtos nocivos nas proximidades, levando a crer, que, o produto pode ter sido escoado para o rio em outras propriedades além dos limites dos municípios em questão.
E como pode ser notado, serão necessárias outras incursões com o apoio de outros municípios através das Secretarias do Meio Ambiente, dentro dos seus respectivos territórios e, também, a necessidade de uma análise da água para que sejam comprovadas as suspeitas.