VEJA NOSSO CANAL DO YOUTUBE MUITA DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO PARA VOCÊ E TODA FAMÍLIA!

terça-feira, 30 de outubro de 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE MACAÚBAS – BAHIA ALERTA



Através de denúncia de colaboradores do meio ambiente, esta secretaria faz um apelo à comunidade macaubense, pelo motivo,que estão sendo retiradas cascas de árvores da especie Mangabeira, na região serrana do município, no intuito de colher látex branca abundante da árvore, para fins medicinais. Mas devido à grande demanda do produto, pessoas estão retirando de maneira indiscriminada a casca da árvore, de tal forma, como pode ser vistas nas imagens, que estão prejudicando a árvore causando doenças e a levando a morte.
Por este motivo, esta secretaria solicita o apoio e colaboração de todos, para que esses indivíduos sejam indentificados, e/ou se apresentem a esta secretraria, para que os técnicos os orientem na retirada do material, sem prejudicar a árvore.
Estas árvores têm a floração de agosto a novembro com pico em outubro, e a frutificação em qualquer época do ano, mas principalmente de julho a outubro ou de janeiro a abril (Almeida et al., 1998), as tornando mais vulneráveis, devido ao enfraquecimento causado pela retirada das cascas, facilitando a entrada de agentes infecciósos.  
Ficha da àrvore:
Características Morfológicas
Planta lactescente, com 5-7m de altura, dotada de copa arredondada.
Tronco tortuoso, bastante ramificado, revestido por casca suberosa mais ou menos áspera, de 20-30cm de diâmetro.
Folhas simples, glabras nas duas faces, brilhantes, coriáceas, de 7-10cm de comprimento por 3-4cm de largura, de coloração avermelhada quando novas e ao caírem.
nflorescências fasciculadas, com flores perfumadas de cor branca.
Fruto baga globosa, glabra, com polpa carnosa e comestível, contendo muitas sementes.

Origem

A mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) é uma árvore frutífera de clima tropical, nativa do Brasil e encontrada em várias regiões do País, desde os Tabuleiros Costeiros e Baixadas Litorâneas do Nordeste, onde é mais abundante, até os cerrados das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste.
mangabeira é uma planta de clima tropical, vegeta bem em áreas com temperatura média anual em torno de 25ºC e chuvas entre 750 mm a 1500 mm anuais bem distribuídas. A planta tolera períodos secos e se desenvolve melhor em períodos quentes. Apesar de ser encontrada vegetando em solos arenosos, ácidos, pobres em nutrientes e em matéria orgânica, e de fácil drenagem, a mangabeira apresenta melhor desenvolvimento em solos areno-argilosos profundos e com bom teor de matéria orgânica.
A mangabeira multiplica-se por sementes; estas são obtidas de frutos somente maduros colhidos ainda de vez. Estes frutos devem ser sadios, com quantidade de polpa de bom aspecto e colhidos de plantas precoces, vigorosas, isentas de pragas e doenças, e produtivas. Imediatamente após retiradas dos frutos as sementes devem ser lavadas para eliminação total da polpa e secadas à sombra sobre jornal por 24 horas. Devem ser semeadas até o quarto dia após a lavagem.
Fonte:
https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/mangabeira









quarta-feira, 24 de outubro de 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE MACAÚBAS - CERCAMENTO DE NASCENTES


Sem poupar esforços, hoje 24 de outubro deste corrente ano, esta Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou reconhecimento de área em varias nascentes do município, e tomando como ponto de partida, a nascente do Peixe, na comunidade rural denominada “Peixe”, no projeto de cercamento e conservação de toda a área, onde serão fincadas estacas de eucalipto tratado e colocado arame farpado no entorno, numa circunferência de 50m de diâmetro, conforme estabelecida por Lei, esta ação será iniciada amanha dia 25 de outubro, onde se estenderá a outras nascentes no município de Macaúbas.
 Este projeto visa conservar as nascentes, evitando o acesso de animais nestes locais, protegendo as mesmas do pisoteio, e consequentemente a formação de erosão e compactação do solo.
Serão feitas também, trabalhos de educação ambiental, com varias palestras em escolas, associações entre outras, no intuito de levar ao conhecimento das comunidades, a necessidade de protegermos este recurso tão precioso e vital.    





SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE MACAÚBAS – BAHIA

  
Apesar dos esforços contínuos desta Secretaria de Meio Ambiente, através de divulgação em carros de som, blogs, palestras entre outras, sobre os riscos da queimada descontrolada, algumas pessoas insistem em fazer uso de fogo para limpeza de quintais e terrenos rurais.
Esta secretaria registrou dois focos de incêndio de grandes proporções, uma na localidade de Boqueiraõzinho e hoje dia 24 de outubro, na parte atrás do morro do Cristo.
Em ambas as situações, e apesar das grandes perdas na vegetação e animais de pequeno porte, foram controladas as queimadas. Todas as pessoas envolvidas nestes incidentes já foram localizadas, notificadas e em segunda compareceram a Secretaria para prestar esclarecimentos, e receberem as sanções cabíveis previstas nas Leis Ambientais Municipais, Estaduais e Federais.
Mais uma vez, pedimos o apoio da população, que tomem consciência, o uso de fogo em nossa região só nos tem trazido transtornos e prejuízos, lembrando ainda, que contamos com poucos voluntários para conter as chamas, e vale salientar, que os incêndios são sempre em áreas acidentadas ou em topos de morro, dificultando o acesso da equipe e o transporte dos equipamentos até o local.







1° AVALIAÇÃO - PLANALTINA ESPORTE CLUBE DE BRASÍLIA - EM NOVO HORIZONTE BAHIA

!° Avaliação da equipe do Planaltina Esporte Clube, na cidade de Novo Horizonte Bahia, no dia 08/12/2018 e 09/12/2018 as 08:00h da manhã no Clube Cazuza, alem do sub 20 serão feita também alvaiações para a Equipe profissional.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

COMPDEC – COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE MACAÚBAS – BAHIA




Aos dias 19 de outubro deste corrente ano, reuniram-se membros da SUDEC – SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL e COMPDEC - COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE MACAÚBAS, sob o comando do Coordenador Municipal, senhor Gileno Leão Pinto Neto e o Técnico Operacional de Defesa Civil Jobijander Pinto da Purificação, para o firmamento do credenciamento do município de Macaúbas, com a participação de membro da Vigilância Sanitária, Secretário de Administração, Setor de Tributos e Mecânico, na vistoria, cadastramento de motoristas e caminhões pipas, para a OAP - OPERÇÃO ÁGUA POTÁVEL, no período inicial de três meses. Mas com a colaboração por parte dos órgãos estaduais e com o empenho do coordenador municipal, que em viagem a Capital Salvador, conseguiu estender a operação por mais um mês, totalizando quatro meses, a fim, de mitigar os efeitos causados pela seca severa que assola nosso município.

A COMPDEC busca diminuir os efeitos da seca, o sofrimento do sertanejo, trabalhando na distribuição de água, em toda a região afetada do município de Macaúbas, são ações de cunho amenizadora, pois dependemos das chuvas para acabar de vês com a falta de água na região denominada “Baixio”.



quinta-feira, 18 de outubro de 2018

COMDEC – COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

A Defesa Civil de Macaubas, atraves do seu Coordenador o senhor Gileno Leão Pinto Neto, trás ao conhecimento de todos, que o municipio de Macaúbas, firmou convenio com SUDEC – SUPERINTENDENCIA DE DEFESA CIVIL DO ESTADO DA BAHA, e foi contemplado pelo Credenciamento nº 059/2018, onde sera implantada a OAP - Operação Água Potável, para abastecer as comunidades rurais da região denominada “Baixio”. Serão contempladas mais de 30 (trinta) comunidades carentes, levando água de qualidade a cerca de 8.000 (oito mil) famílias.



segunda-feira, 1 de outubro de 2018

ELETRÔNICA SOUSA

Conserte sua TV na Eletrônica Sousa!

Manutenções em TVs LCD, LED, PLASMA, monitores, consertamos as mais novas tecnologias como OLED e QLED.

Fazemos manutenções em diversos aparelhos:

• SOM
• DVD
• LIQUIDIFICADORES
• VENTILADORES
• CLIMATIZADORES
• RECEPTORES
• MICROONDAS
• CELULARES
• TABLETS
• NOTEBOOKs
• PRANCHINHAS E SECADORES
• FERRO DE PASSAR
• PCs
• DESBLOQUEIO DE CONSOLES(Xbox e ps3, ps4 em breve)
• PLACAS ELETRÔNICAS

•Elaboração de projetos de engenharia eletrônica e montagens

Cobrimos os preços da concorrência!

Situado na rua santa cruz, no fundo da Capela Santa Rita, Macaúbas/BA

COMDEC – MACAUBAS/BAHIA


O coordenadoriada comdec – Defesa Civil Municipal, comunica a população em geral, que o municipio de Macaúbas e toda região, tera chuvas abaixo da media nos meses de outubro e novembro deste ano, conforme PROGNOSTICO CLIMATICO DA PRIMAVERA, fornecido polo INMET – INSTITUTO NACIONAL DE METOROLOGIA, que saegue abaixo para melhor entendimento. Foi decretado pelo governador da Bahia, Estado de Emergencia, sob nº 18.615, de 25 de setembro de 2018, onde 145 municipios estão incluidos nas áreas de forte estiagem, totalizando 146, com a inclusão do municipio de Macaúbas.
Na Região Nordeste, durante os meses de inverno, as chuvas registradas foram abaixo da média em grande parte da região. Contudo, mesmo na costa leste do Nordeste, em que o trimestre mais chuvoso corresponde aos meses de maio a julho, a ocorrência de chuvas na maioria deste período não resultou em acumulados elevados. Já no interior do nordeste, mais precisamente na região chamada de MATOPIBA (Maranhão, Piauí e Bahia, além do Tocantins), sul do Ceará e parte leste de Pernambuco, os totais de chuva ocorreram dentro da normalidade, com valores inferiores a 50 mm.
A previsão do modelo estatístico do INMET para a primavera, indica o predomínio de áreas com maior probabilidade de chuvas próximas a média ou ligeiramente abaixo durante a estação. Ressalta-se que, o trimestre de outubro a dezembro é o mais seco da parte leste do nordeste. As temperaturas estarão mais elevadas sobre a região sul do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia.
Previsão de anomalias de precipitação e temperatura média do ar do modelo estatístico do INMET para o trimestre Outubro, Novembro e Dezembro/2018.
A Defesa Civil de Macaubas vem abastecendo varia comunidades na região denominada “Baixio” no município, através de caminhões pipas, e pede à população que economizem água, para que possamos melhor atendes as pessoas durante a forter estiagem.

Para maiores detalhes acesse: http://www.inmet.gov.br/portal




Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Macaúbas/Bahia



Segundo nota do PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DA PRIMAVERA, fornecido polo INMET – INSTITUTO NACIONAL DE METOROLOGIA, através da COMDEC – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Macaúbas, que, nos meses de outubro e novembro, as chuvas serão abaixo da média, portanto, esta Secretaria de Meio Ambiente, adverte que continuam os trabalhos de prevenção contra incêndio, tendo em vista, que o município de Macaúbas registrou poucos focos de Queimadas Controladas este ano, mas não podemos baixar a guarda, pois foram registrados na região grandes focos de Incêndio Descontrolado, no município de Boquira e Dom Basílio, e em alguns destes municipios citados, as queimadas foram registradas próximas às nascentes e em áreas de difícil acesso, prejudicando o fornecimento de água, e o acesso dos brigadistas para combater as chamas.
Sendo assim, esta Secretaria se manterá alerta, e pede aos proprietários rurais e urbanos que não utilizem fogo, que além de ser crime previsto nas Leis Municipais, Estaduais e Federais, prejudica a saúde humana, fauna e flora local.
Quem fizer uso de fogo, será autuado e responderá adiministrativamente, civilmente e criminalmente.