VEJA NOSSO CANAL DO YOUTUBE MUITA DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO PARA VOCÊ E TODA FAMÍLIA!

domingo, 25 de agosto de 2019

DEFESA CIVIL DE IBIPITANGA – BAHIA





            Com o comprometimento do dever, e, através de um trabalho árduo, assíduo e responsável, dessedentando centenas de famílias nas regiões carentes de água do município de Ibipitanga, através das operações Federal e Estadual, denominadas: OCP - CARRO PIPA E OAP - OPERAÇÃO ÁGUA POTÁVEL o COORDENADOR DE DEFESA CIVIL MUNICIPAL, CRISTIANO SANTANA BÉU, também SECRETÁRIO INTERINO DO MEIO AMBIENTE, daquele município, foi HOMENAGEADO pelo EXERCITO BRASILEIRO, 35° BI – BATALHÃO DE INFANTARIA DA 6° REGIÃO, em Feira de Santana – Bahia. Homenagem esta feita através de pesquisa, sobre Atividades de Desenvolvimento, realizada pelo Conselho na área pertinente de atuação e, o citado Coordenador foi eleito PRESIDENTE DO COMDEC MODELO, pela destreza ao combate a seca com a distribuição de água potável na região.
            Homenagem esta merecida, segundo os militares, pois, durante anos o senhor Cristiano Santana Béu, vem atuando na área, e se destacando com um trabalho bem desenvolvido, trazendo conforto e esperanças a varias famílias castigadas pela dura seca, que prolonga na região a mais de dez anos.
            

terça-feira, 20 de agosto de 2019

DESMATAMENTO, QUEIMADA E CAÇA



A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Macaúbas – Bahia, durante esta estação seca, entre os meses de agosto, setembro e início de outubro, onde as matas estão mais vulneráveis a corte e queimadas e, os animais silvestres famintos, tanden a se aproximarem das residências para se alimentarem e, aproveitando-se disso, as pessoas estão abatendo veados catingueiros entre outros animais.
Portanto,será feito fiscalizações em todo território do município de Macaúbas, inclusive com a solicitação de apoio Policial, conforme Parágrafo Único do artigo 167, da Lei Municipal nº 657/2017 de 13 de junho de 2017.Com relação ao desmatamento e queimadasse concentrando principalmente na região de Lagoinha de Vassouras(Marinheiro), limite do Município de Bom Jesus da Lapa, Riachão do Daniel e Catolés.
E em relação a caça, Algodões, Suçuarana próximo a comunidade de Juazeiro, Umbu Doce, Pé do Morro e pessoas da região da Vereda que vem caçando na serras do Cristo e Cruzeiro na área urbana de Macaúbas.
Visto que, já temos informações também, de suspeitos de caça, da região dos Algodoes, que vem atuando com ajuda de pessoas o municípios vizinho de Tanque Novo.
Lembrando que, atear fogo, caça e porte ou posse ilegal de arma de fogo é crime, previsto na LEI No 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003e LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.



terça-feira, 13 de agosto de 2019

PREVENÇÃO, PREVENÇÃO E PREVENÇÃO



         Mais uma vez, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Macaúbas, em parceria com Defesa Civil e Brigada Guardiões da Mata, pede o apoio de toda a população, no Controle e Combate aos Incêndios Florestais.

Milhões de espécies são consumidas pelas chamas por ano, tanto espécies vegetais, quanto espécies animais.
As chamas, vem, justamente na época que se inicia a primavera, termino do inverno, onde as plantas perdem as folhagens e se preparam para o período de floração, estas plantas são conhecidas como: caducifólia, caduca ou decídua, como o nosso conhecido UMBUZEIRO e, onde se inicia a época de acasalamento e reprodução de várias espécies, indefessos, incapazes de alçar voou ou correr rapidamente, os filhotes são as principais vítimas deste passivo ambiental.
Como pode ser lido acima, esta época é o período mais frágil para as espécies. Por tanto, vamos nos conscientizar, e só utilizar de FOGO, como último recurso na diminuição de material orgânico e limpeza de áreas a serem cultivadas, mas estas ações, logicamente, só com auxílio de técnicos, para que os danos sejam mínimos ao Meio Ambiente.
Texto: Jobijander Pinto da Purificação
Foto: Geraldo Conceição Souza

sábado, 10 de agosto de 2019

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE IBIPITANGA - BAHIA



Nesta sexta-feira, dia 09 de agosto deste corrente ano de 2019, o Secretário Interino do Meio Ambiente de Ibipitanga, o senhor Cristiano Santana Béu, através de um telefonema, recebeu denuncia anônima de Crime Ambiental, previsto na Lei 9.605/98, na região do Alto São Francisco, nas margens do Rio da Caixa, afluente do Rio Paramirim. Chegando ao local, acompanhado a sua equipe, constatou-se que, realmente houve a infração. Tratava-se de uma derrubada de árvores nativas, pertencente à mata ciliar, com uso de motosserra, sem a autorização do órgão ambiental competente.
 Mas, segundo o Secretario, não foi encontrado ninguém no local, impossibilitando assim, de serem tomadas as medidas legais cabíveis.
Diante da denuncia, esta Secretaria agradece a colaboração de todos, e que o caso será averiguado a fundo, até chegarmos aos autores, e que a população terá uma resposta.
Aproveitando a oportunidade, pedimos a todos, que continue ajudando, afinal, o Meio Ambiente é de todos nós.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E ACATAM – ASSOCIAÇÃO DE CATADORES – RESIDUOS SÓLIDOS



         Neste sábado, dia 03 de agosto deste corrente ano, a ACATAM, comercializou uma boa quantidade de material reciclável, coletado no município, que, além de contribuir na renda dessas famílias,na redução de materiais descartáveis no município, ainda contribui na retirada dessas pessoas de locais de risco, devolvendo sua dignidade.
         Mas, isto tudo, só é possível, devido a colaboração dos comerciantes locais e de todas pessoas envolvidas.
         A ACATAM E A SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBEINTE DE MACAÚBAS, agradece a colaboração de todos, e pede aos comerciantes e particulares,e que ainda não deram sua contribuição, que nos ajudea manter nosso município limpo.
Por tanto, quem for descartar sacolas plásticas, recipientes plásticos, alumínio, vidros, ferro, caixas de papelão, papel e livros, nos procurem, teremos o maior prazer em coletar.

Contato:
(77) 99972-6105, 99957-8557 e 99948-4435

domingo, 4 de agosto de 2019

ALERTA DE QUEIMADA DESCONTROLADA - SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, DEFESA CIVIL E BRIGADA GUARDIÕES DA MATA MACAÚBAS - BAHIA.




            Diante das alterações climáticas no decorrer dos anos, com o inverno seco, e com a baixa umidade relativa do ar, tudo isso, torna o ambiente propício para se iniciar queimadas de grandes proporções, por este motivo, pedimos a população que, redobrem a vigilância, e colaborem para evitar tais passivos ambientais.
            Dito disso, os Órgãos e Brigada acima citados, alertam a população que, Queimada Descontrolada, ou seja, Incêndio Florestal é Crime, previsto nas Leis abaixo relacionadas. Não coloquem fogo em nenhuma hipótese, caso seja necessária este tipo de açãopara preparo e cultivo de lavouras e, como último recurso pararedução de material orgânico, procurem os órgão competentes, para que os técnicos possam orientá-los corretamente, evitando assim, prejuízos a fauna e flora, e/ou aos proprietários.
            Quem for flagrado praticando qualquer ato lesivo ao meio ambiente como consequência, será aplicada advertência conforme a gravidade, multa e apreensão.

Art. 89 e 125 e 141, da Lei Estadual nº 10.431 de 20 de dezembro de 2006, Política de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade do Estado da Bahia, art. 125, da Lei Estadual 12.377 de 28 de dezembro de 2011, Altera a Lei nº 10.431, de 20 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade, a Lei nº 11.612, de 08 de outubro de 2009, que dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos e a Lei nº 11.051, de 06 de junho de 2008, que Reestrutura o Grupo Ocupacional Fiscalização e Regulação.
           
         O Meio Ambiente é de todos nos, ajude-nos a preservá-lo!